O País das Fadas






Se as pessoas soubessem onde fica o palácio do meu rei, logo
no ar desapareceria.
     As paredes são de prata branca e o tecto de ouro brilhante.
     A rainha vive num palácio com sete pátios, e usa
uma jóia que vale toda a riqueza de sete reinos.
     Mas deixa que te diga num sussurro, mãe, onde está o meu rei,
está o seu palácio.
     É na esquina do nosso terraço onde permanece o vaso
da planta tulsi.
     A princesa dorme na costa longínqua dos sete
mares inacessíveis.
     Não há ninguém no mundo que possa encontrá-la além de mim.
     Tem pulseiras nos braços e gotas de pérolas nas orelhas; o seu
cabelo cai varrendo o chão.
     Despertará quando a tocar com a minha vara mágica, e jóias
cairão dos seus lábios quando sorrir.
     Mas deixa-me sussurrar ao teu ouvido, mãe; ela está no
canto do nosso terraço onde fica o vaso da planta tulsi.
     Quando chegar a hora do teu banho no rio, sobe 
a esse terraço no telhado.
     Sento-me no canto onde a sombra e as paredes se juntam.
     Somente a bichana pode vir comigo, pois sabe onde o barbeiro
na história vive.
     Mas deixa-me sussurrar ao teu ouvido, mãe, onde o barbeiro
na história vive:
     É na esquina do terraço onde permanece o vaso
da planta tulsi.




Rabindranath Tagore - 215 poems
Classic Poetry Series - PoemHunter.Com 
The World's Poetry Archive, 2012.
Versão Portuguesa © Luísa Vinuesa