Vocação






Quando o gongo soa as dez da manhã, caminho para a escola junto à nossa viela.
     Todo o dia encontro o vendedor ambulante gritando, "Pulseiras de cristal,
pulseiras! "
     Não há nada que o apresse, nenhuma estrada que deva
tomar, nenhum lugar onde deva ir, nem hora para
a casa regressar.
     Gostaria de ser um vendedor ambulante, passando o meu dia na estrada,
gritando, "Pulseiras, pulseiras de cristal!"
     Quando às quatro da tarde, regresso da escola,
posso ver através do portão de uma casa um jardineiro cavando
o chão.
     Faz o que gosta com a sua pá, suja as suas roupas
com poeira, ninguém o impede de trabalhar se ficar tostado ao sol
ou molhado.
     Gostaria de ser um jardineiro cavando o jardim sem
ninguém para me impedir de cavar.
     Á noite, assim que escurece, e a minha mãe me manda para
a cama,
     posso ver através da minha janela o guarda-nocturno
para cima e para baixo a caminhar.
     A viela é escura e solitária, o candeeiro está de pé como
um gigante com um olho vermelho na cabeça.
     O guarda-nocturno balouça a lanterna, caminha com a sombra
a seu lado, e nunca vai para a cama em sua vida.
     Gostaria de ser um guarda-nocturno percorrendo toda a noite as ruas,
com a minha lanterna perseguindo as sombras.




Rabindranath Tagore - 215 poems
Classic Poetry Series - PoemHunter.Com 
The World's Poetry Archive, 2012.
Versão Portuguesa © Luísa Vinuesa