O Início






"De onde vim, onde me foste buscar?" perguntou o bébé à
sua mãe.
     Ela respondeu, meio chorando, meio rindo, e apertando o
bébé contra o peito.
     "Estavas escondido no meu coração como era seu desejo, meu querido.
     Estavas nas bonecas dos jogos da minha infância; e quando com
argila, todas as manhãs moldei a imagem do meu deus, fiz-te
a partir do que restava.
     Foste consagrado à nossa divindade doméstica, e adorei-te
na sua adoração.
     Viveste em todas as minhas esperanças e amores, na minha vida, na
vida da minha mãe.
     No colo do Espírito imortal que governa o nosso lar, tens sido
amamentado ao longo de eras.
     Quando na infância, o meu coração abria as suas pétalas, pairavas
como uma fragrância sobre elas.
     A tua delicada suavidade floresceu em meus jovens braços como um
brilho no céu antes da aurora.
     Foste o primeiro querido do céu, gémeo com a luz da manhã, navegaste
no fluxo da vida do mundo e, finalmente,
encalhaste em meu coração.
     Quando olho o teu rosto, o mistério domina-me; tu que a todos
pertences, tornaste-te meu.
     Por medo de te perder, aperto-te contra o meu peito. Que magia
captou o tesouro do mundo nestes meus braços delgados?"




Rabindranath Tagore - 215 poems
Classic Poetry Series - PoemHunter.Com 
The World's Poetry Archive, 2012.
Versão Portuguesa © Luísa Vinuesa